Gerente Regional – Zona Oeste UNISUAM apresenta case de sucesso institucional no FM Debate


IMG-20180325-WA0005

A Gerente Regional – Zona Oeste UNISUAM, Dalva Figueiredo, participou na última quinta-feira, 22/03, do FM Debate (Facilities Management), promovido pela Associação Brasileira de Facilities – ABRAFAC, que tem como intuito conceder aos participantes conteúdos referentes a temas específicos, envolvendo experiências e estratégias, que são apresentados por 3 profissionais, que palestram macrotemas, que se complementam entre si.

IMG-20180325-WA0003

O primeiro encontro deste ano no Rio de Janeiro abordou uma temática que suscita muita curiosidade nos gestores: a PRIMARIZAÇÃO de alguns serviços. A discussão objetivou oportunizar um maior conhecimento e melhor entendimento em relação aos aspectos e desafios de um sistema orgânico, uma vez que, enquanto muitas empresas ainda terceirizam alguns serviços, outras fazem o contrário e passaram a adotar a chamada primarização, ou seja, a equipe passa a estar diretamente ligada à empresa, contratada via CLT.

A UNISUAM é um exemplo de empresa que aderiu a esta prática. Desde 2016, a área de Higiene e Limpeza deixou de ser terceirizada e os resultados obtidos foram extremamente satisfatórios, o que levou o case institucional a ser apresentado no evento, com a participação de vários representantes da área de Facilities do Rio de Janeiro.

De acordo com Dalva, foram apresentados os motivos/indicadores que levaram a Instituição a sair da terceirização e fazer a contratação da sua própria equipe de Higiene e Limpeza, bem como compartilhados os resultados alcançados nesses últimos 2 anos.

A Gerente ressaltou, ainda, 2 indicadores que impactaram a favor na decisão de adesão do processo: os resultados positivos tanto na avaliação do corpo discente como na avaliação interna que foi realizada, quando a área recebeu a nota 8,4, em uma escala de 0 a 10, e a IES assumindo o desafio de inovar, indo contra a corrente e quebrando paradigmas na área de Gestão de Facilities.

IMG-20180325-WA0006

Segundo ela, não existe regras. Cada empresa precisa entender e optar pelo processo que é melhor para ela, tanto estrategicamente (core business) quanto para atingir os objetivos operacionais.

“A área de Facilities da UNISUAM, que integra os serviços de portaria, inspetoria, higiene e limpeza, segurança e manutenção dá todo o suporte necessário para que os nossos alunos, professores e colaboradores se sintam bem.  Este é o nosso papel!”, afirma Dalva.

Um comentário até agora.

  1. Lázaro Nogueira Pereira disse:

    Esta unificação de serviços torna ainda mais harmonioso o ambiente da instituição para com os alunos, pois passa uma visão de união cada vez mais forte e mais consolidada nos compromissos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *