8 dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego


8 dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego

De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, no segundo trimestre de 2017, a taxa de desemprego é de 13,6% e essa realidade se torna um fator desanimador para os candidatos que buscam uma colocação profissional no mercado de trabalho após a conclusão de uma Graduação.

Porém, muitas pessoas fazem parte dessa estatística por acharem que a hora da entrevista de emprego é um “bicho-papão”. Há quem diga que as empresas são muito exigentes quando realizam um processo seletivo, mas o que falta muitas vezes é orientação e bom senso no ato da conversa com o empregador.

Assim como em qualquer outra situação, quem está procurando emprego precisa ter competências técnicas e comportamentais adequadas. Não basta apenas estar com vestimentas alinhadas ou um currículo invejável para impressionar o recrutador.  É necessário ir além.

Veja abaixo algumas dicas para se preparar melhor. Preparado? Vamos lá!

 

1 – Evite atrasos! Estude o percurso até o local da entrevista e quanto tempo é necessário para chegar. O ideal é chegar com, pelo menos, 15 minutos de antecedência e, caso durante o percurso aconteça algum imprevisto, entre imediatamente em contato com o entrevistador e informe o problema.

eded-atraso

2 – Sair de casa em jejum não é uma boa ideia. O recomendável é fazer uma boa alimentação, optando por comidas leves, afinal o candidato não costuma saber quanto tempo levará o processo seletivo.

cafe-da-manhã

3 – Não use roupas informais ou extravagantes. Busque no seu guarda-roupa aquela vestimenta que demonstre certa formalidade e seja confortável. Na dúvida, procure saber como os funcionários da empresa se vestem e se vista de forma compatível. E lembre-se: o que deve chamar a atenção na entrevista são as suas qualidades e não a sua roupa. Segundo Aline Masseno, Analista de RH no setor de Carreiras da UNISUAM, o estado de conservação das suas roupas e sapatos compõem uma parte muito importante da sua imagem e esses itens funcionam como um “ímã”, que atrai os olhos do recrutador.

Certo e errado

4 – Outro ponto destacado pela Analista, é a higiene, asseio e cuidado pessoal, que compõem a “linha de frente” do candidato, pois a imagem chega primeiro em qualquer lugar. “Antes de sair de casa, consulte o espelho e se pergunte: “As pessoas que encontrarei na rua saberão identificar, apenas ao olhar, se estou indo para uma entrevista, passeio no shopping ou um show?”, recomenda ela.

image002

5 – Exageros definitivamente não são bem vistos. Detalhes como o tom de voz, a velocidade da fala, expressões faciais e o posicionamento das mãos são levados em consideração. Seja natural, tenha bom senso e evite vocabulários complicados. Procure ter leveza nos gestos, fique bem acomodado e confortável, mas nada de parecer que está jogado no sofá da sua casa assistindo a sua série favorita.

bewerber warten auf ihr gespräch

bewerber warten auf ihr gespräch

6 – Durante a conversa, deixe o entrevistador conduzir o bate-papo e tenha flexibilidade para se adaptar. Saiba ouvir, espere a sua vez para falar e responda apenas o necessário. Outra dica importante dada por Aline: não minta e saiba admitir se não souber de algo, demonstrando que está disposto a aprender.

alx_lista-entrevista-de-emprego-20140826-001_original3

7 – Quando houver chance, fale em qual departamento trabalhou, qual a sua função e qual é o seu diferencial. Jamais fale mal das empresas nas quais trabalhou e seja ético ao relatar fatos acontecidos nas empresas pelas quais passou. Imagine que esteja respondendo às seguintes perguntas: O quê? Como? Por quê? Qual o resultado? Isso funciona de verdade!

6-dicas-importantes-para-uma-entrevista-de-emprego

8 – Fale de si mesmo com confiança, mesmo não sendo essa uma questão fácil de executar, pois sabemos que não é qualquer um que tem facilidade ao falar sobre si, ainda mais em um processo seletivo, para um desconhecido. Geralmente, esse momento vem acompanhado de bastante pressão e cobrança.

Drible o nervosismo, tenha foco e mire no sucesso!

 

Na palestra “Como se comportar em uma entrevista de emprego”, promovida pelo UNISUAM Carreiras, que será realizada dia 23/08, às 17h30, na sala 209B, na Unidade Bonsucesso da UNISUAM, você confere dicas como estas e outras orientações para se dar bem na hora da entrevista de emprego.

Não fique fora dessa. Participe!





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário