5 habilidades procuradas nos profissionais de Marketing em 2020


5 habilidades procuradas nos profissionais de Marketing em 2020

O Marketing vem ganhando espaço e cada vez mais aumenta a procura por profissionais no mercado. Mas, o que as empresas buscam? Quais as competências o profissional precisa ter para se destacar na área? Confira 5 habilidades procuradas nos profissionais de Marketing em 2020.


A área, que antes era vista como gasto e não um investimento, evoluiu e está em plena ascensão dentro das empresas.

(Leia mais: 13 áreas para você atuar se fizer Marketing)

Com o desenvolvimento de novas técnicas e métricas, que são cada vez mais apuradas para otimizar os motores de buscas e a leitura do comportamento do consumidor na web, o departamento finalmente parece ter atingido o status estratégico que merece.

Se você é um profissional de Marketing, seja em início de carreira ou com anos de bagagem, com certeza tem acompanhado as transformações que a internet e a tecnologia têm causado no seu dia a dia.

(Leia mais: Novos líderes do Ensino: Prof. Diogo Duarte assume a Coordenação do curso de Marketing UNISUAM)

Com a revolução digital e o empoderamento do consumidor, que se tornou mais bem informado e exigente, a área passou a ir muito além da simples presença de marca. Hoje, os profissionais de Marketing são responsáveis por zelar pela credibilidade, reputação e também pelas vendas de uma empresa, que sofrem impacto direto e instantâneo.

Segundo o estudo Global Marketing Trends 2020, feito pela consultoria empresarial Deloitte, as tecnologias digitais facilitaram a navegação dos consumidores, mas também criaram uma “dívida de experiência” entre as marcas e os seus clientes. 

Com o intuito de suprir essa necessidade, as empresas cada vez mais buscam valorizar a relação humana, proporcionando experiências e despertando sensações. Um exemplo, na prática, são as lojas-conceito, super ‘instagramáveis’ e coloridas, que fazem o público até esquecer que está consumindo um produto. A compra fica mais leve, intuitiva, prazerosa e até mais humanizada.

(Leia mais: Construa um perfil campeão e se destaque no Linkedin)

E para acompanhar todas essas mudanças, se destacar no mercado e garantir a sua empregabilidade nesta nova década, confira as 5 habilidades mais procuradas nos profissionais de Marketing em 2020:


1 – Atualização contínua

Saber identificar tendências e ter ideias que possam se converter em resultados são habilidades essenciais para o profissional de Marketing nos próximos anos. Mais do que nunca, é preciso estar conectado com o público do segmento para o qual irá trabalhar, conhecer e saber utilizar as novas tecnologias. Seja por meio de leituras, cursos ou workshops, é importante estar por dentro das mudanças e disposto a abraçar as novidades, sem medo de arriscar. Você deve ter em mente que todo o conteúdo que consumir vai te ajudar a antecipar inovações e atuar de forma mais ativa e não reativa.


2 – Resiliência

O mercado também começa a valorizar um equilíbrio entre as hard skills, capacitações técnicas que podem ser comprovadas por meio de diplomas, e as soft skills, aquelas habilidades pessoais e comportamentais. Não adianta possuir todo o conhecimento técnico do mundo se o profissional não souber adaptá-lo a diferentes situações e se integrar à cultura da empresa. Além disso, a digitalização vai exigir trabalhos com maior inteligência e senso crítico.


3 – Foco no cliente

O profissional de Marketing precisa ser orientado ao serviço. O cliente é o foco de todo esse processo. É para ele que devemos desenhar as melhores ações de planejamento, entendendo quais são as suas dores e motivações de compra e ir ajustando todos os processos de forma contínua e próxima.


4 – Minerador de dados

Não dá mais para simplesmente tentar prever os comportamentos ou mesmo lançar campanhas com base nos resultados passados. Saber interpretar dados em tempo real para antecipar tendências e tomar decisões imediatas e mais assertivas são funções cada vez mais demandadas para este profissional.


5 – Persuasão

Quem souber apresentar bem as suas ideias, negociar e dialogar com clareza terá vida longa no Marketing. Ser um bom influenciador é fundamental, tanto no ambiente interno das empresas quanto na divulgação do projeto para o público. O que os profissionais dessa área mais precisam é de capacidade para criar, combinar ideias e transmitir conhecimentos de diferentes maneiras e para diferentes públicos.



Quer estudar com a gente?



Conheça o curso de Marketing UNISUAM!

Para mais informações, ligue (21) 3882-9797





Luana Medeiros

Por

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário