5 dicas para se destacar em uma entrevista


5 dicas para se destacar em uma entrevista

Pesquisar informações e mostrar conhecimento sobre a empresa pode te ajudar a se destacar muito no processo seletivo 


Segundo dados da Pesquisa Anual por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD, o desemprego no Brasil atingiu, no primeiro semestre de 2019, 12,3% da população, uma média de 13 milhões de pessoas.

Com um cenário cada vez mais competitivo, é preciso estar bem preparado para se destacar em uma entrevista de emprego e conquistar a vaga. Fazer uma pesquisa prévia sobre a empresa, a sua história, os serviços, entre outras informações, é um grande diferencial que pouca gente leva em consideração ao realizar um processo seletivo.  


(Leia mais: Construa um perfil campeão e se destaque no Linkedin)


De acordo com a Vice-Reitora de Gente e Gestão da UNISUAM, Edna de Oliveira, durante as entrevistas é possível perceber que muitos candidatos não sabem informações básicas sobre a empresa contratante, o que, para os profissionais de Recursos Humanos, é sinal de desinteresse pela vaga.

“A entrevista com o recrutador é a porta de entrada para a companhia. Dessa forma, em uma entrevista com um grande número de candidatos, além do discurso sobre as suas qualidades e experiências anteriores, o profissional precisa demonstrar interesse pela empresa e isso fica claro quando ele descreve como os seus conhecimentos podem auxiliar a empresa. É sinal de pesquisa e preparo”, destaca Edna.



Confira 5 dicas para se destacar em uma entrevista


1 – Por onde começar

Assim que receber o contato para a entrevista, reserve um tempo e pesquise sobre a empresa. Os dados mais relevantes podem ser buscados no site, nas redes sociais e, até mesmo, em reportagens da qual a empresa participou.  Também é importante que que o candidato tenha uma Rede Social coerente com o discurso presencial.


2 – O que pesquisar

Os principais tópicos são: área de atuação, tempo de mercado que ela possui e o seu momento atual. Com essas informações, o candidato está preparado para fazer perguntas relevantes, como, por exemplo, sobre os principais desafios da empresa e sobre a cultura da empresa.


3 – O que dizer em causa própria

Não basta saber o seu currículo, o diferencial é falar sobre si próprio e demonstrar como as suas habilidades podem colaborar com as ações da empresa.  Demonstrar otimismo e bom humor também são diferenciais muito importantes no cenário que vivemos.


4 – A pergunta que não se esperava

Poucas pessoas estão preparadas para responder à pergunta: “por que você quer trabalhar nesta empresa?”. Ter em mente a missão e os valores da companhia e entender de que forma o seu pensamento está alinhado com eles te dará uma grande vantagem para responder a esta tão temida pergunta.


5 – Dress Code

Nessa hora, o candidato deve buscar entender alguns pontos importantes: qual o DNA da empresa (mais tradicional ou descontraída) e com qual profissional será a entrevista (o dono ou um analista, por exemplo). Cada caso pede uma vestimenta e um comportamento diferente, pois quem está avaliando também terá percepções distintas.  




Quer estudar com a gente?


Conheça o curso de Gestão de Recursos Humanos UNISUAM!



Para mais informações, ligue (21) 3882-9797






Luana Medeiros

Por

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comentário

  • Avatar Cleusa Soares disse:

    Bom dia! Foi gratificante ter o direcionamento de como se deve agir antes de fazer uma entrevista de emprego. Estou satisfeita com a faculdade que escolhi para cursar , e agradeço por lembrar do dia do profissional do RH, mesmo ainda sendo estudante . Tenho orgulho de ser aluna da Unisuam.