5 dicas para curtir a folia com saúde e energia


5 dicas para curtir a folia com saúde e energia

Seja nos blocos de rua, nos desfiles de escolas de samba ou na praia, o Carnaval costuma ser marcado pelos excessos. Afinal, ninguém é de ferro e, durante o feriadão, a gente costuma usar e abusar das gordices e dos bons drinks, né? Por isso, vale super a pena apostar em estratégias que deem mais energia para curtir a folia com saúde. 

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Antes de botar o seu bloco na rua, é importante ficar por dentro do que é essencial para ter mais energia, evitar a ressaca, a desidratação e o intestino desregulado no feriadão.




Confira 5 dicas para aproveitar a folia com saúde e energia


1 – Green is the new black: consuma muitos vegetais, frutas e verduras

Para equilibrar o organismo e evitar a retenção de líquidos gerada pelos excessos, é recomendável consumir muitos vegetais, frutas e verduras, tais como abacate, alecrim, chá verde, coentro, couve, espinafre, limão, rúcula, salsinha, suco verde etc.

Para equilibrar o organismo e evitar a retenção de líquidos gerada pelos excessos, é recomendável consumir muitos vegetais, frutas e verduras, tais como abacate, alecrim, chá verde, coentro, couve, espinafre, limão, rúcula, salsinha, suco verde etc.

Outras opções interessantes para reduzir a retenção hídrica e auxiliar na detoxificação do corpo podem ser os chás (cavalinha, dente de leão, hibisco, alcachofra, gengibre e hortelã), pois eles irão contribuir na digestão e eliminação da retenção de líquidos, evitando o acúmulo de substâncias tóxicas, como o álcool, no corpo.  


2 – Aposte em carboidratos de baixo índice glicêmico para a energia constante

Carboidratos de baixo índice glicêmico, como aveia, batata doce, cenoura, inhame, lentilha, macarrão de arroz/integral, manga, pão integral, pera, ricos em fibras, são essenciais para proteger o organismo e alcançar uma boa recuperação pós-folia.

Carboidratos de baixo índice glicêmico, como aveia, batata doce, cenoura, inhame, lentilha, macarrão de arroz/integral, manga, pão integral, pera, ricos em fibras, são essenciais para proteger o organismo e alcançar uma boa recuperação pós-folia.

 “Como normalmente gasta-se muita energia nos bloquinhos, um carboidrato de baixo índice glicêmico ajuda a manter a energia sem aumentar a glicemia”, afirma o Coordenador do curso de Nutrição UNISUAM, Daniel Simões.


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3 – Hidratação: água e bebidas isotônicas

Para se manter hidratado, durante e depois do bloco, invista no aumento da ingestão de água e de bebidas que contenham esses sais. Eles estão presentes nas bebidas isotônicas, facilmente encontradas em bares, farmácias, supermercados. Prefira o consumo dessas bebidas geladas.

Costumamos achar que basta tomar água para nos hidratarmos e suprir a quantidade perdida, principalmente nos dias de muito calor, mas quando praticamos atividades de longa duração, como costumam ser os blocos de carnaval, a hidratação apenas com água pode não ser suficiente.

“Em dias mais quentes ou que exigem mais do nosso corpo, como os de Carnaval, a presença dos sais minerais é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Além disso, o consumo de água deve ser feito em intervalos regulares para repor a água perdida no suor”, frisa Daniel.

Neste caso, sugere-se que façamos o consumo de bebidas que contenham eletrólitos, sais que atuam como condutores de eletricidade, permitindo uma melhor hidratação que ajudam a manter o organismo em constante equilíbrio.

Então, para se manter hidratado, durante e depois do bloco, invista no aumento da ingestão de água e de bebidas que contenham esses sais. Eles estão presentes nas bebidas isotônicas, facilmente encontradas em bares, farmácias, supermercados. Prefira o consumo dessas bebidas geladas.

Aposte também em água de coco, frutas, vegetais, sais não refinados, águas saborizadas com frutas cítricas, gengibre, limão e, claro, a água mineral ou filtrada, que sempre deve estar por perto.


4 – Energia pra dar e vender: opte por bebidas funcionais e hábitos saudáveis

Uma alternativa mais saudável e com ainda mais benefícios de foco, atenção e disposição são as bebidas funcionais que tenham em sua composição o guaraná como fonte de cafeína natural, o gengibre tailandês e a L-Taurina para potencializar o foco, uma vez que, juntos, oferecem mais disposição cerebral, física e ajudam na recuperação muscular

Curtir 4 ou 5 dias de folia seguidos não é para todos. Para driblar o cansaço, muita gente recorre aos energéticos, que podem aliviar o sono e aumentar o foco por conter em sua composição substâncias como cafeína, taurina e muito açúcar.

No entanto, de acordo com Daniel, muitas vezes, diante de um excesso, é possível sentir os efeitos colaterais, como o inchaço e mal-estar causados pelo excesso do açúcar, seguido por uma queda brusca da energia. 

“Uma alternativa mais saudável e com ainda mais benefícios de foco, atenção e disposição são as bebidas funcionais que tenham em sua composição o guaraná como fonte de cafeína natural, o gengibre tailandês e a L-Taurina para potencializar o foco, uma vez que, juntos, oferecem mais disposição cerebral, física e ajudam na recuperação muscular”, revela o Coordenador.

Outra forma de manter a energia é buscar jantar mais cedo ou evitar alimentos muito pesados durante o consumo de bebidas alcoólicas. Equilibrar a refeição com petiscos naturais, como nozes, guacamole, saladas, verduras, legumes grelhados e frutas são excelentes opções.


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5 – Invista em massagens e exercícios para desintoxicar o corpo e melhorar o trânsito intestinal

Massagens ao redor do abdômen facilitam o trânsito intestinal e a drenagem linfática estimula o processo de desintoxicação do corpo. Outra dica importante para manter o corpo equilibrado é se movimentar sempre, realizando atividades físicas e sauna também, se possível, pois o suor elimina toxinas do organismo.

Massagens ao redor do abdômen facilitam o trânsito intestinal e a drenagem linfática estimula o processo de desintoxicação do corpo. Outra dica importante para manter o corpo equilibrado é se movimentar sempre, realizando atividades físicas e sauna também, se possível, pois o suor elimina toxinas do organismo.


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