3 mitos sobre o currículo


3 mitos sobre o currículo

É hora de descobrir as respostas para algumas das perguntas que fazem parte do processo de todo candidato

 

Muitos questionamentos fazem parte do processo em busca da tão sonhada vaga de estágio ou emprego. Foi pensando nisso que já demos dicas para conquistar a atenção do recrutador e falamos sobre os principais erros que um currículo pode ter, mas sabemos que algumas perguntas ainda ficaram em aberto e viemos reforçá-las.

 

 

 

Vou preencher o meu currículo com informações de tudo em que sou bom?

 

 

Nem pense nisso! O seu currículo deve ter foco e ser bem prático. Lembre-se que o recrutador tem pouco tempo para fazer a triagem das pessoas que se inscreveram na vaga!  É por isso que as suas informações devem ser apresentadas de forma objetiva e simples, com informações necessárias e os diferenciais que realmente são um destaque na sua vida profissional.

 

Por exemplo: você está cursando Jornalismo, é faixa verde de Karatê e quer uma vaga de redator em um Jornal Esportivo. Você vai informar a sua graduação no Karatê? Não! Apesar de isso ser uma ligação sua com esportes, não faz diferença para o cargo que quer alcançar.

 

 

 

Só posso mencionar experiências com comprovante na carteira de trabalho?

 

 

Não mesmo! As carreiras são diversas, empreender é uma tendência cada vez maior e, dependendo da vaga para qual você está se candidatando, isso pode ser um diferencial. Se você não tem experiência, procure cursos focados em capacitação para que você aprenda muito e chegue ainda mais preparado para a vaga que está buscado. Duas boas dicas são:

 

1) Conhecer o PRA QUEM FAZ – a plataforma de cursos livres da UNISUAM possui cursos para diversas áreas e te ajuda a atingir os seus objetivos profissionais;

 

2) Procurar voluntariado – experiência voluntária conta muito e ainda te garante uma vivência que irá te dar a oportunidade de garantir conhecimento e capacidade.

 

 

 

O mesmo currículo serve para todas as vagas para as quais vou me candidatar?

 

 

Esse pensamento está totalmente equivocado! O seu currículo deve ser direcionado por vaga, por objetivo. A maioria dos cursos permite imersão em diversas áreas, por isso não adianta fazer um currículo geral, com todas as suas qualificações, já que você quer se candidatar para vagas específicas. Busque evidenciar as qualidades que se encaixam na vaga desejada e deixe as particularidades extras para o momento da entrevista. Não tem problema nenhum você mostrar que é multitarefa – inclusive, isso é muito valorizado – mas você deve reconhecer quais habilidades são necessárias para cada vaga.

 

 

 

Agora que respondemos algumas dúvidas, queremos saber: você conhece o VOE ALTO, o portal exclusivo do aluno UNISUAM? Lá, você pode incluir o seu currículo e encontrar oportunidades em grandes empresas como Golden Cross, Rádio Mix, Pronto Baby, Walter Coiffeur, UNISUAM, entre outros. Vai perder essa chance?

 

 

Acesse voealto.unisuam.edu.br e inclua o seu currículo.

 

 

 

 





Mariana Mortani

Por

Mariana Mortani é estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Foi colunista do Pauta Rio, do site da autora Isabela Freitas e tradutora de Inglês, Espanhol e Italiano do autor argentino Hugo Accardi. Em 2014, organizou a primeira Feira Literária da Zona Norte do Rio de Janeiro; em 2017, publicou o seu primeiro livro; e, desde 2012, atua no mercado literário com leituras críticas, traduções, entrevistas e cobertura de eventos. Atualmente, está estagiando no setor de Comunicação e Marketing da UNISUAM e possui um canal no YouTube sobre cinema e literatura com mais de 1 milhão de visualizações.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário