2016 – Uma retrospectiva NRI


2016 – Uma retrospectiva NRI

nucleos-nri

2016 está chegando ao fim e é inevitável, nessa época do ano, não fazer uma retrospectiva do ano que termina. Momentos como esse servem para fazermos um balanço do que foi feito, estudar o cenário atual e nos prepararmos para o futuro.

Partindo desta premissa, o Núcleo de Relações Internacionais – NRI UNISUAM, que tem por objetivo promover o desenvolvimento da carreira acadêmica e profissional dos alunos da UNISUAM no exterior, apresentando programas de intercâmbio, acadêmico ou cultural, especialmente elaborados para eles, recapitula os frutos do árduo trabalho realizado pela equipe NRI ao longo do ano.

Cerca de 2.000 alunos passaram pelas palestras promovidas pelo núcleo, mais de 100 oportunidades de bolsas de estudo em instituições internacionais foram ofertadas aqui na UNISUAM News, como Vancouver Film SchoolIllinois Institute of TechnologyUniversidade de Bolonha e Universidade de Edimburgo.

Em março, Melody Wheeler, Diretora Adjunta de Pós-Graduação e Relações Internacionais da Universidade de Pretoria, na África do Sul, veio ao país para alinhar novas parcerias para a Universidade de Pretoria, uma das maiores produtoras de pesquisa do país, e viu na UNISUAM a oportunidade de estreitar os laços com o Brasil. Recebemos o chef canandense, Quentin Glabus, que apresentou aos alunos do 2º período de Gastronomia uma aula-show na qual fez um peito de frango com cobertura de maple e uma sobremesa típica canadense.

12901039_1157365540942887_5172536750565644440_o

Em abril, o Vice-Reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação UNISUAM, Prof. Carlos Alberto Figueiredo da Silva, e o Diretor de Relações Internacionais UNISUAM, Augusto Motta, retornaram da missão ibérica, uma viagem que teve como objetivo fechar parcerias com instituições de ensino europeias. A missão foi bem sucedida, o que refletiu na grande quantidade de eventos internacionais realizados esse ano. Ainda em abril, o já tradicional Zona Norte Days se expandiu até a Zona Oeste e ganhou uma edição batizada como Zona Oeste Days, evento que levou oportunidades de intercâmbios oferecidos por parceiros da Instituição aos alunos da região. Em setembro, foi a vez da Unidade Bonsucesso organizar mais uma edição da maior feira de intercâmbio da Zona Norte.

20161221_204124

Maio foi outro mês recheado de parcerias, começando com a Efígie Educacional, empresa focada na área de educação, que foi criada para atender expectativas de desenvolvimento profissional e cultural dentro e fora do Brasil, que apresentou seus programas de aprimoramento internacional aos alunos da Instituição. O NRI fechou também parceria com a Universidade de Lille da França, uma das principais universidades francesas e que tem se destacado no campo da pesquisa e inovação. Por fim, a parceria com a Universidade do Porto, que abriu diversas oportunidades para a UNISUAM, entre elas, a realização de pesquisa em diversos campos específicos, organizações de eventos e possibilidades de intercâmbios.

O segundo semestre trouxe, ainda, um ciclo importante de palestras em parceria com a Travel Mate, empresa especializada em intercâmbios que representa instituições de ensino e escolas de idiomas de mais de 40 países, nos 5 continentes, além de ser filiada à Associação Brasileira de Franchising – ABF. Também é associada da Brazilian Educational & Language Travel Association – BELTA, entidade que reúne as principais empresas do segmento de intercâmbio no Brasil.

unnamed-1

Em agosto, foi realizado o “Encontro Internacional Olimpíadas 2016: Perspectivas e Percepções”, em que recebemos diversos professores internacionais para discutir as suas percepções acerca dos jogos olímpicos realizados na cidade maravilhosa. Houve, ainda, uma reunião com o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em que foi discutida o andamento de uma pesquisa feita pela UNISUAM em parceria com a Universidade do Porto.

img-20160810-wa0008

Novembro foi um mês corrido para o NRI, que trouxe o professor francês, Vincent Estellon, especialista em Psicopatologia, que ministrou a “Conferência Internacional: Sexualidade Viciante”, em que abordou temas como sexo, pulsão, estados limites, borderline, compulsão, adicção. Também recebeu os professores portugueses Abel Correia e José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes, que puderam passar aos alunos um pouco das suas experiências profissionais. O primeiro veio participar da “XIII Semana de Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Inovação da UNISUAM”, já o segundo veio apresentar aos alunos da UNISUAM o curso de Pós-Graduação em Gestão Desportiva da Universidade do Porto.

dsc0064

Encerrando o ano, tivemos uma extensão da, já consolidada, parceria com a AIESEC, a maior organização internacional gerida por jovens e que tem como objetivo estimular a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios sociais e profissionais. Abrindo novas possibilidades de estágio e intercâmbio para os alunos da UNISUAM.

thumbnail_dsc_0194

Com isso, o NRI encerra esse ano com a sensação de dever cumprido, além de ter a certeza de que está preparado para continuar realizando um trabalho exemplar no ano que virá.

 

Núcleo de Relações Internacionais da UNISUAM

E-mail: nri@unisuam.edu.br

Telefone: [+55] (21) 3882-9990





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário