12 motivos para fazer um Mestrado, se destacar no mercado e impulsionar a sua carreira


12 motivos para fazer um Mestrado, se destacar no mercado e impulsionar a sua carreira

Hoje em dia, ter uma Graduação e/ou um MBA não é mais um diferencial na hora de garantir um bom emprego e, consequentemente, uma boa remuneração.

 

 

Para se destacar entre tantos currículos em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso mais. É necessário complementar a sua qualificação para estar à frente da concorrência. Com isso, os programas de Mestrado das principais universidades do país são cada vez mais procurados em diversas áreas de atuação.

 

 

 

 

O que é o Mestrado?

 

 

O Mestrado é um grau acadêmico superior, ao qual se pode candidatar aqueles que já possuem um diploma universitário e desejam se especializar ou aprofundar os seus conhecimentos em uma área específica de sua carreira ou profissão.

 

 

Com duração de 1 ou 2 anos, buscam, por meio de um programa de estudos específico, solucionar problemas de ordem disciplinar, interdisciplinar ou profissional.

 

 

 

 

Quais as vantagens de fazer um Mestrado?

 

 

 

O Mestrado propicia o contato com um novo universo de informações que pode ser muito benéfico na busca por conhecimentos mais específicos, na obtenção de melhores resultados por conta da sofisticação nas tarefas desempenhadas, além de um bom emprego com remunerações mais elevadas.

 

 

 

Segundo uma pesquisa da Productive, com um Mestrado você ganha cerca de 48% a mais do que os que fazem Pós-Graduação Lato Sensu ou MBA e mais do que o dobro que os profissionais que têm apenas Ensino Superior.

 

 

 

 

 

Confira 12 motivos para fazer um Mestrado agora!

 

 

 

 

1) Reconhecimento no meio profissional e acadêmico

 

 

Com um Mestrado, tanto no meio acadêmico quanto no mercado, as chances de obter um maior reconhecimento profissional aumentam exponencialmente, uma vez que a publicação de artigos e trabalhos científicos durante o seu período de estudos, uma exigência do curso, pode “colocar você no mapa” na sua área de atuação e tornar você uma referência profissional ao longo do tempo.

 

 

 

 

2) Especialização em determinada área

 

 

A Graduação fornece conhecimentos muito genéricos em relação ao mercado de trabalho de nossa profissão, o que pode dificultar na hora de conseguir um emprego. Com um Mestrado, você pode se aproximar das áreas que mais lhe agradam dentro da sua profissão e ir adquirindo o conhecimento necessário para se diferenciar dos outros profissionais do mercado neste segmento.

 

 

 

 

3) Acesso às melhores vagas no mercado

 

 

Por conta dos conhecimentos adquiridos no Mestrado, o profissional já sai da academia com uma grande vantagem em relação aos seus concorrentes e, com frequência, consegue os melhores empregos, muitas vezes em cargos competitivos e de grande importância.

 

 

 

 

4) Possibilidade de lecionar

 

 

Fazer um Mestrado pode abrir as portas para quem almeja dar aulas em universidades, já que muitas instituições de ensino exigem pelo menos o título de Mestre para professores efetivos. A maior vantagem é que você nem precisa esperar terminar os seus estudos para começar: já pode ir exercendo as suas funções acadêmicas em aulas de Graduação enquanto ainda estuda.

 

 

 

 

5) Contatos profissionais

 

 

Seja para o mercado de trabalho ou para a área acadêmica, cursar Mestrado permite que você conheça muitas pessoas que desenvolvem atividades semelhantes ou complementares à sua. Assim, você pode trabalhar para unir pesquisas (no caso do meio acadêmico) ou conseguir aliados para as suas atividades como profissional, o que pode gerar muitas parcerias de sucesso.

 

 

 

 

6) Melhoria na remuneração

 

 

A possibilidade de melhorar o atual salário ou de conseguir empregos mais bem remunerados são as principais razões que levam à escolha de fazer um Mestrado. Segundo uma pesquisa da Productive, executivos que possuem Mestrado ganham cerca de 48% a mais do que os que fazem Pós-Graduação Lato Sensu ou MBA e mais do que o dobro que os profissionais que têm apenas Ensino Superior.

 

 

 

 

7) Acesso às ferramentas e recursos profissionais

 

 

Muitas das inovações nas mais diversas áreas são desenvolvidas e disseminadas pelas universidade. Isso permite que os Mestrandos tenham acesso a diversos conhecimentos e tecnologias de última geração em seu campo de estudo, o que, de outra forma, poderia ser muito difícil ou impossível, visto que alguns equipamentos e informações só podem ser acessados por estudantes e profissionais que têm vínculo com determinada instituição de ensino.

 

 

 

 

8) Acesso às novas técnicas e tecnologias de pesquisa e trabalho

 

 

A academia frequentemente traz inovações, sejam elas conceituais ou tecnológicas, e estar inserido neste contexto poderá contribuir para que você aplique estes conhecimentos na sua empresa/instituição e se destaque profissionalmente.

 

 

 

 

9) Desenvolvimento de habilidades para trabalhar em equipe

 

 

O Mestrando dificilmente desenvolve o seu trabalho totalmente sozinho. Ele conta, pelo menos, com a ajuda do Orientador e, muitas vezes, a sua pesquisa influencia nos estudos de outros colegas e professores, o que leva a uma interação entre pesquisadores em prol de um resultado mais relevante.

 

 

 

 

10) Desenvolvimento do pensamento crítico

 

 

O mercado de trabalho pode ser um pouco alienador, já que, grande parte do tempo, o profissional dá muito de sua mão de obra e fica com pouco ou nenhum tempo para adquirir novos conhecimentos. Por propiciar o contato com o meio acadêmico, o Mestrado pode ajudar você a desenvolver um senso crítico em relação ao seu trabalho, à sua profissão e a toda uma área de conhecimento, fornecendo uma visão mais “macro” das coisas, que extrapola as informações com as quais lidamos no trabalho cotidiano.

 

 

 

11) Possibilidade de estudar fora

 

 

Muitos Mestrados oferecem a opção de fazer uma “Pós-Graduação Sanduíche”, ou seja, realizar uma parte do estudo fora do país de origem. As vantagens dessa modalidade são inúmeras: vivência internacional, contato com outras culturas, prática de outros idiomas, novas informações e conhecimentos sobre a sua área de estudo, reconhecimento internacional etc.

 

 

Muitas vezes, é possível conseguir uma bolsa que ajude a pagar as despesas da viagem e estadia, facilitando ainda mais essa ótima oportunidade de intercâmbio científico.

 

 

 

 

12) Nova visão da ciência e do mundo acadêmico

 

 

Muitas vezes, os profissionais que estão no mercado de trabalho pouco ou nada sabem sobre o que está sendo desenvolvido em sua área de atuação nas universidades e centros de pesquisa, o que cria uma lacuna entre a teoria e a prática. Ao entrar no Mestrado, você pode ter contato com novas formas de ver e desenvolver a sua profissão, se tornando um agente mais maduro e consciente dos problemas e das possíveis soluções para o seu campo de atuação.

 

 

 

 

 

Quer estudar com a gente?

 

A UNISUAM oferece 2 cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu reconhecidos pela CAPES: o Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local, lançado em 2006, e o Mestrado Acadêmico em Ciências da Reabilitação, aprovado em 2009.

 

 

Conheça os Cursos de Mestrado UNISUAM!

 

Para mais informações, ligue (21) 3882-9797





Luana Medeiros

Por

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário