11º Simpósio Docente UNISUAM foi um sucesso!


11º Simpósio Docente UNISUAM foi um sucesso!

news_docente01

“Metodologias Ativas” foi o tema do 11º Simpósio Docente UNISUAM, realizado nos dias 1 e 2 de agosto, para recepcionar os professores da Instituição, apresentar novos métodos e inovações acadêmicas e proporcionar a troca de experiências referentes às didáticas, ferramentas e otimização do processo de ensino-aprendizagem.

news_docente02

O evento, que foi um sucesso e contou com uma animada e interativa plateia que preencheu o  Auditório Amarina Motta em sua totalidade, tinha como principal objetivo fomentar o processo de Formação Continuada dos Docentes da UNISUAM, estimulando a reflexão da importância das Metodologias Ativas como ferramenta para a efetivação do processo de aprendizagem, além de apresentar a proposta institucional com relação à implementação das Metodologias Ativas, sensibilizando os Docentes para a participação da proposta apresentada.

news_docente05

O Simpósio teve início com as falas do Prof. Arapuan Netto, Reitor da UNISUAM; Prof. Pedro Pascoal Sava, Vice-Reitor de Relacionamento Institucional; Prof. Carlos Alberto Figueiredo da Silva, Vice-Reitor Acadêmico das Áreas de Engenharias e Licenciaturas; e da Profª Claudia de Freitas Lopes Costa, Vice-Reitora Acadêmica das Áreas de Saúde e Sociais Aplicadas; dando a todos os docentes as boas-vindas, desejando um excelente semestre letivo e reforçando, ainda, a importância da constante busca pela utilização de novas tecnologias e o investimento contínuo da Instituição para que seu corpo docente esteja em frequente evolução e faça com que essas ferramentas sejam aliadas em sala de aula, envolvendo os alunos e não dispersando-os.

logo-sthem-mobile-retina

A apresentação “Carta Aberta de Lorena” mostrou, de maneira simples, clara, dinâmica e objetiva, aos docentes o conceito, as aplicações e a significância de se reciclar os métodos e abordagens relacionadas ao ensino. No material, alguns membros que participaram da comitiva formada por pesquisadores da UNISUAM apresentam os conhecimentos e práticas adquiridos no curso de Metodologias Ativas, que aconteceu em Lorena, em parceria com a Laspau e faz parte do consórcio STHEM Brasil, criado em março deste ano, ministrado por cinco especialistas estrangeiros de algumas das melhores instituições de ensino do mundo, como Harvard, M.I.T., Stanford, Ollin College, dentre outras.

news_docente03

Foi anunciada também a parceria com o Descomplica, que é uma plataforma, voltada a estudantes, que disponibiliza conteúdo do Ensino Médio e que tem como carro-chefe as vídeo-aulas em diversas áreas do conhecimento humano. O principal objetivo da parceria é complementar o nivelamento, que já é desenvolvido pela Instituição nas disciplinas de português e matemática.

news_docente04

Um dos momentos de maior interatividade e troca aconteceu durante as atividades vivenciais, que constituiu-se na separação de grupos, cada qual gerenciado por um dos pesquisadores que integraram a comitiva e que atou como multiplicador, compartilhando as técnicas da “Aprendizagem baseada em times”. A atividade proporcionou também a compreensão do quão relevante é estar aberto a novas metodologias e os resultados satisfatórios por elas proporcionados, uma vez que é muito importante envolver o discente e conscientizá-lo de que ele também é parte responsável no processo ensino-aprendizagem.

news_docente06

news_docente07

news_docente08





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário