10 filmes que todo amante de Arquitetura deveria assistir


10 filmes que todo amante de Arquitetura deveria assistir

Prepare a pipoca e se liga nessa lista com uma seleção de 10 filmes imperdíveis pra quem é apaixonado por Arquitetura.


Quem disse que não dá para relaxar e se manter informado ao mesmo tempo? Os filmes, documentários e séries sobre temas específicos são uma ótima opção para unir conhecimento e entretenimento. Por isso, preparamos essa lista com as principais produções cinematográficas que todo amante de Arquitetura deveria assistir ao menos uma vez. Confira!


👉 Arquitetura e Urbanismo UNISUAM é nota 4 no MEC!



1 – Oscar Niemeyer – A Vida é um Sopro (2007)


O documentário mostra a história do grande nome da Arquitetura brasileira, Oscar Niemeyer. De forma descontraída, o Arquiteto fala de seus principais projetos e compartilha os seus pensamentos sobre vida e sociedade.



2 – A Escala Humana (2012)


Em pleno século XXI, 50% da população vive em áreas urbanas e a projeção para o ano de 2050 é de que esse número suba para 80%. O documentário discute a forma como construímos as cidades. Baseado em estudos do Arquiteto Jan Gehl.  



3 – Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual (2011)


Nesse filme argentino, a Arquitetura aparece mais como um personagem, separando os personagens Martín e Mariana, seres solitários que moram na agitada Buenos Aires e têm dificuldades de se relacionar com o mundo.


4 – O Homem ao Lado (2011)


Mais uma produção argentina na lista. No filme, o personagem Leonardo mora na única casa na América feita pelo famoso Arquiteto Le Corbusie. A vida dele era calma até o vizinho decidir construir, ilegalmente, uma janela que dá para a casa de Leonardo.



5 – A Origem (2010)


Apesar de não ser um filme especificamente sobre Arquitetura, a Origem nos transporta para o mundo criativo das construções quando a personagem Ariadne, interpretada por Ellen Page, entra em cena como estudante de Arquitetura recrutada para projetar cidades no mundo dos sonhos.



6 – Elevado 3.5 (2007)


O documentário brasileiro mostra o mundo das pessoas que cruzam os 3.5 km do elevado Presidente João Goulart, mais conhecido como Minhocão, localizado na zona central de São Paulo.



7 – As Casas Mais Extraordinárias do Mundo (2017)


A série da Netflix, composta por 2 temporadas e um total de 12 episódios, visita diferentes países para mostrar as construções mais inovadoras e inusitadas do mundo.


8 – Minimalismo – As Coisas Mais Importantes do Mundo (2015)


Também uma produção da Netflix, esse documentário tenta mostrar que é possível viver bem com menos, trazendo à tona discussões sobre o que realmente importa na vida.



9 – Flores Raras (2013)


Essa produção nacional retrata o romance entre a Arquiteta brasileira, Lota de Macedo Soares, e a Poetisa americana, Elizabeth Bishop, em um período conturbado da história do Brasil: o golpe militar de 1964.


10 – Metrópolis (1927)


Último, mas não menos importante, Metropolis é um clássico preto e branco. Com direção do austríaco Fritz Lang, essa ficção científica se passa no ano de 2026, em uma cidade onde as diferenças sociais são evidenciadas pelo nível da moradia.



Quer estudar com a gente?

Matrículas abertas


Conheça o curso de Arquitetura e Urbanismo UNISUAM!



Para mais informações, ligue (21) 3882-9797





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário