10° edição do Cidadão Socialmente Responsável premia projetos que fazem a diferença na sociedade


10° edição do Cidadão Socialmente Responsável premia projetos que fazem a diferença na sociedade

A UNISUAM recebeu, dia 27/11, a 10° edição do Prêmio Cidadão Socialmente Responsável, evento que homenageia propostas voltadas para o desenvolvimento local, cidadania, meio ambiente, dentre outras formas de conscientizar a população do seu dever ético como cidadão e mostrar que, só atuando de mãos dadas e pensando no ambiente que nos cerca, podemos evoluir e transformar o mundo.


(Leia mais: Por mais um ano consecutivo UNISUAM recebe Selo de Instituição Socialmente Responsável)

O evento, que nesta edição teve como tema principal a sustentabilidade, conceito que deve estar intrínseco para a construção da sociedade nos tempos atuais e no futuro, contou com 18 indicações, divididas nas seguintes categorias:  Direitos Humanos, ONGs, Empresas Sustentáveis, Personalidades, Esporte e Saúde e Relação com a Sociedade. 




Conheça os vencedores




DIREITOS HUMANOS

Apadrinhe um Sorriso 

Projeto de ação social que tem como missão transformar a vida de adolescentes e crianças em situação de vulnerabilidade social que vivem na comunidade do Parque das Missões, em Duque de Caxias. Por meio de doações de pessoas físicas, apoio e parcerias com os comerciantes da comunidade, o projeto busca, entre outras coisas, promover a educação, proporcionar oportunidades de vivência de ações educacionais e culturais e uma reflexão através da arte produzida pelas crianças.

PERSONALIDADE

Tia Bete – Oca dos Curumins 

A ideia surgiu com a Professora Tia Bete, que estava inconformada com a quantidade de crianças não matriculadas na escola no Complexo do Alemão. O centro cultural atua desde 1977 com o seu projeto de alfabetização de crianças, jovens e adultos. Ao longo dos anos, com a ajuda dos voluntários, o espaço conseguiu ampliar e, além das aulas de alfabetização, também oferece reforço escolar, capoeira, jongo e inglês.

EMPRESA SUSTENTÁVEL

Stand UPet 

Idealizado pela Faculdade de Oceanografia/UERJ, o projeto visa a reciclagem e preservação do meio ambiente por meio de ações diretas e educação ambiental. A forma que encontraram foi através da produção de pranchas de Stand Up Paddle feitas de garrafas PET reutilizadas, para fomentar a criação de ideias sustentáveis e engajar crianças na educação e preservação ambiental, assim como na reciclagem de produtos.

RELAÇÕES COM A COMUNIDADE

Cineminha no Beco

Com a venda de óleo de cozinha reciclado, o projeto arrecada dinheiro para levar cultura às crianças do complexo de favelas da Maré. São duas sessões de cinema realizadas por semana, sempre nas vielas do complexo, chegando a reunir cerca de 70 crianças a cada exibição e o ingresso é um sorriso. Os filmes são escolhidos pelo próprio público, por meio de votação, e a cada encontro os pequenos ainda recebem pipoca e refrigerante de graça.

ONG

AAPA

ONG que busca defender os interesses e direitos das pessoas com Transtornos do Espectro Autista – TEA, também chamados de Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD, por meio da prestação de atendimento multidisciplinar especializado para as pessoas com TGD e seus familiares, assim como disponibilização de informações a respeito do autismo através de reuniões em escolas, apoio aos pais, familiares e professores e promoção da mobilização da sociedade sobre o autismo.

ESPORTE E SAÚDE

Abraço Campeão

ONG brasileira que combina artes marciais com educação alternativa para ajudar os jovens a tomarem decisões positivas na vida. Mesmo com apoio mínimo e trabalhando dentro de uma zona de conflito, o projeto cresceu de 10 membros para mais de 250. Atualmente, a equipe trabalha 6 dias por semana para oferecer aulas de boxe e luta livre para crianças e jovens, excursões culturais, eventos comunitários, mentoreamento para jovens com maior necessidade e dificuldades, além de outras ações.


(Leia mais: Seja migs do meio ambiente – Conheça o seu lixo e pratique a coleta seletiva)

O Espaço Maker, oficina colaborativa de criação, produção laboratorial e prototipagem da UNISUAM, confeccionou os prêmios; a Casei Sustentável contribuiu com a decoração; e o curso de Gastronomia da Instituição produziu todos os quitutes servidos na recepção do evento. 



Quer estudar com a gente?

MATRÍCULAS ABERTAS

Conheça os cursos de Graduação UNISUAM!
Para mais informações, ligue (21) 3882-9797





Luana Medeiros

Por

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário